AM alcança redução de 66,7% de acidentes de trânsito com vítimas fatais durante festas de fim de ano

No período das festas de fim de ano, o Amazonas alcançou redução de 66,7% de acidentes de trânsito com vítimas fatais e 28,5% sem vítimas fatais, diminuindo a demanda nos principais hospitais e prontos-socorros da capital. Os dados são do balanço apresentado nessa segunda-feira (6), das ações realizadas nas áreas de segurança pública e saúde.

Durante os dias 24 e 25 e 31 dezembro e 1º de janeiro, o efetivo foi intensificado com 2,6 mil agentes das Polícias Militar e Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Corpo de Bombeiros, com atuação em todas as zonas da cidade.

Conforme o governador Wilson Lima, o mesmo planejamento realizado no fim de ano, que autuou 179 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool, será o mesmo para o Carnaval.

Saúde

O resultado das operações impactou nos atendimentos realizados nos três principais prontos-socorros: João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto, que no mesmo período de Natal e Réveillon de 2024, apresentaram redução de 37% no número de atendimentos em comparação com 2023.

Em ortopedia, o Hospital Platão Araújo chegou a reduzir 60% na demanda em relação ao ano passado. Para cirurgias gerais, a maior queda foi no HPS 28 de Agosto, reduzindo a procura em 26% durante as festas.

Operação Natal Mais Seguro

A capital apresentou, entre 11 de novembro e 31 de dezembro, redução dos casos de homicídios (-40%) e roubos (-18%) e no aumento das apreensões de armas de fogo (+171%), em relação ao mesmo período de festividades em 2023.

Fonte: Governo do AM

Fotos: Divulgação