Segundo os relatos dos alunos, os assédios sexuais começaram no ano de 2014. O professor de matemática, Lauro Monteiro atua no Ceti Gilberto Mestrinho, na Avenida Leopoldo Péres no bairro Educandos, zona sul de Manaus.
Os alunos se revoltaram, pois, o último caso teria acontecido com uma adolescente de 14 anos. Segundo os adolescentes, a situação foi relatada à direção, no entanto nenhuma providência foi tomada.
As vítimas do professor, com idade entre 14 e 18 anos, informaram que ele passava a mão nos seus corpos.
No Brasil, o assédio sexual é crime, definido no artigo 216-A do Código Penal como “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. A pena prevista é de detenção de um a dois anos.
A Secretaria de Educação informa que o professor em questão foi afastado e que está providenciando um substituto. A pasta destaca, ainda, que foi instaurado um processo administrativo para apurar o caso. Não conseguimos contato com o professor acusado.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar