A Produção Industrial no Amazonas cresceu 2,4% na comparação entre janeiro e o mês anterior. Já na comparação entre primeiro mês de 2023 e o mesmo período do ano passado, a alta no setor foi 13,0%. Também houve aumento, este de 5,1%, no acumulado do ano de 2022. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Produção industrial no Amazonas cresce 3,8% em 2022, segundo IBGE
- Produção industrial do Amazonas recua 2,9% segundo IBGE
Dentre os segmentos da indústria amazonense que apresentaram um avanço expressivo, estão as empresas de transformação, que registraram alta de 15,2%. Na contramão, se destacaram as indústrias extrativistas, que apresentaram queda de 9,9% em sua produção. A atividade industrial que mais se destacou, foi a de fabricação de bebidas, que obteve um crescimento de 36,8%.
O supervisor de divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, destaca as atividades que contribuíram para o aumento na produção.
A alta de 13,0% na produção industrial do Amazonas, na comparação entre o mês de janeiro deste ano e o mesmo período do ano passado, colocou o Estado em primeiro lugar no ranking nacional, entre os que mais avançaram. Em seguida, estão os Estados do Maranhão, que cresceu 11,5%, e Minas Gerais, que avançou 9,8%. Nogueira ressalta que a pesquisa industrial, divulgada pelo IBGE Amazonas, se tornou mais abrangente.
Na avaliação, a produção da industrial nacional apresentou um recuo de 0,3%, quando comparados os dados dos meses de dezembro do ano passado e de janeiro deste ano.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar