‘Alerta Vermelho aos Professores’ nas redes sociais é falsa

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) esclarece que é falsa a mensagem intitulada sobre “Alerta Vermelho aos Professores” sobre explosão de casos confirmados da Covid-19 em crianças entre 8 e 13 anos nas unidades públicas de saúde de Manaus. O texto foi amplamente divulgado nessa sexta-feira, 17/07, em redes sociais.

A FVS-AM explica que realiza o monitoramento diário de casos internados da Covid-19 junto às unidades de saúde públicas e particulares do Amazonas. O perfil epidemiológico de crianças e adolescentes relacionado à infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) está disponível, a toda sociedade, por meio do link https://bit.ly/3eLETvX, e é atualizado periodicamente.

A FVS-AM informa que não há aumento significativo nos casos confirmados de Covid-19 em crianças e adolescentes em nenhuma das unidades de saúde pública estadual citadas na mensagem falsa.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, solicita que as pessoas não compartilhem as notícias falsas, conhecidas por “fake news”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa também que, de acordo com os dados atualizados sobre os casos notificados da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, nos sistemas oficiais de Informação, não existe, até o momento, qualquer aumento das ocorrências entre o público infantil.

O número de ocorrências da Covid-19 em crianças (de zero a 12 anos) representa apenas 3,4% de um total de 31.306 casos na capital do Amazonas.

Fonte: FVS-AM e Semsa
Foto: Divulgação/Semsa