Devido ao primeiro caso de coronavírus identificado em Manaus, a Assembleia Legislativa do Amazonas convocou uma coletiva, nesse fim de semana, para anunciar as medidas de prevenção contra o covid-19, dentro do órgão. Entre as mudanças, segundo o presidente da casa, deputado estadual Josué Neto, estão a disponibilização de álcool em gel em todos os setores da Aleam e a não utilização de vasilhames e utensílios da casa legislativa.
A partir de hoje, 16, estão suspensas as atividades da Escola do Legislativo e do Parlamento Jovem. As sessões plenárias ainda ocorrem, mas sem público, nas galerias.Apenas a imprensa está liberada. Já as sessões especiais e reuniões das comissões permanentes da Aleam vão ser feitas de maneira virtual, declarou o presidente. Essas mudanças vão durar por 20 dias.
Por enquanto, estão proibidas todas as viagens dos parlamentares e suas equipes aos demais estados brasileiros. Segundo o presidente, as viagens ao interior do Amazonas ainda ocorrem, mas de maneira restrita.
Outra medida anunciada, em decorrência do vírus, é a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados ativos e inativos da Aleam. Nessa nova configuração, os servidores acima de 60 anos vão ter o ponto facultativo.
A Aleam vai fazer ainda, junto ao Procon Amazonas – Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor –, uma ação conjunta para atuar na fiscalização dos preços abusivos de máscaras e álcool gel, na região.
Confira as principais mudanças:
1) Suspensão de todas as reuniões coletivas como Sessões Especiais, audiências públicas, visitação institucional, além de todos os cursos e eventos da Escola do Legislativo, e Parlamento Jovem, por 20 dias;
2) Todas as louças serão substituídas por material descartável;
3) Entrada do público externo está restrita;
4) Está proibida a viagem de servidores e parlamentares para fora do Estado e restrita para o interior do Amazonas, salvo sob autorização.
5) Qualquer viagem deve ser informada a Diretoria-geral ainda que seja particular;
6) Servidores acima de 60 anos terão ponto facultativo;
7) Serão instalados recipientes de álcool em gel em todos os setores da Casa;
Ytallo Byancco – Rádio Rio Mar
Foto: Joel Arthus