O evento contou com a participação do delegado titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos – Dercc.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o Estado registrou um aumento de 51,91% no número de crimes cibernéticos, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM. Até o mês de abril, foram registrados 4.094 crimes no ambiente virtual, contra 2.695 no mesmo período de 2023. Com o intuito de alertar e prevenir a população, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – Aleam promoveu nesta quinta-feira 26/09, uma sessão sobre o tema.
- Na Aleam, deputada denuncia violência política de gênero contra candidatas, no interior do Estado
- Anvisa proíbe venda de azeites de duas marcas por procedência desconhecida no Brasil
O delegado Paulo Benelli, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos – Dercc, avalia que o avanço da internet e a dependência das plataformas digitais tornaram o ambiente virtual propício para essas práticas criminosas.
Duas grandes operações foram deflagradas para prender quadrilhas que praticavam esses tipos de crimes no Estado.
O delegado explica, ainda, que neste ano, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos vem atuando, fortemente, no combate às ações ilegais.
Crimes cibernéticos são aqueles praticados por meio de computadores e da internet e que causam prejuízos para indivíduos e empresas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar