A subida das águas, provocada pela enchente, muda a paisagem e afeta a qualidade de vida de muitos amazonenses do interior do Amazonas, como a questão da água potável. O fenômeno da natureza chega a durar mais de cinco meses na cidade de Anamã, distante 165 km de Manaus. A cheia obriga a população a se adaptar a uma nova rotina e hábitos, além de gerar um problema quanto ao consumo de água potável.
Para amenizar a situação, a Cosama – Companhia de Saneamento do Amazonas – instalou três sistemas simplificados do Projeto Água Boa de fornecimento de água potável no município. A iniciativa deve beneficiar mais de 3.500 famílias. O pescador Euciônio Moraes relata que a situação estava complicada.
Para a moradora do município, Cláudia Souza, 46, o sistema chegou no momento certo.
A cidade de Anamã possui sete poços de captação que abastecem a cidade e todos passaram por análise para saber as atuais condições de uso. De acordo com o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a ação faz parte das ações da Operação Enchente 2022.
A Cosama enviou uma equipe de técnicos ao município de Anamã para realizar um levantamento e avaliação dos impactos que estão sendo gerados pela enchente.
Rádio Rio Mar
Foto: Filipe Augusto/Cosama