O serviço será oferecido pelo aplicativo SASI. No acesso, é preciso informar um e-mail e senha para cadastro. Depois o usuário deve escolher a opção agendamento e inserir o código de instalação SJPAC e seguir o processo, como explica o gerente de Relações Institucionais da empresa desenvolvedora, Toshizo Nakajima.
“Nosso primeiro canal é o ‘pedido de agendamento’, onde o cidadão vai realizar o agendamento, vai concordar que está ciente das regras, com o que vai ter que levar, com toda a documentação. Pode fazer agendamento para ele mesmo quanto para terceiros”, afirma.
Por meio desse sistema, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania vai oferecer agendamentos da emissão das 1ª e 2ª vias de RGs e do Registro Civil de Nascimento. A opção de agendamento estará disponível na próxima segunda-feira (11) para atendimento a partir de quarta, após o feriado.
O usuário pode escolher uma das 13 unidades de atendimento. A expectativa é reduzir as filas e aglomerações nos PACs. Segundo a secretária da Sejusc, Mirtes Salles, a intenção é encerrar o atendimento por ordem de chegada para que passe a funcionar nos moldes do DETRAN, por exemplo.
“Nós vamos manter, inicialmente os telefones funcionamento. A fase de transição é complicada, até as pessoas se adaptarem. Por enquanto, vamos ter os dois canais, mas a intenção é que fique apenas no aplicativo o agendamento”, conta.
Hoje a capacidade é de 100 atendimentos, por dia, em cada um dos PACs. A média de desistência é de 20%. Com o sistema digital de agendamento, o sistema irá bloquear por 30 dias o usuário que faltar duas vezes.
Os serviços do PAC do Educandos estão sendo realizados no PAC Galeria. O local será reformado depois de finalizada a obra do Posto da Compensa. Segundo a pasta, das 100 senhas oferecidas para a unidade, apenas 47 são ocupadas.
Outra orientação é para as pessoas que não buscam o documento depois de pronto. 4 mil cédulas de RG foram devolvidas para arquivamento no Instituto de Identificação e outras 3,5 mil estão no PAC Parque 10 aguardando a retirada.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar