Os procedimentos vão ocorrer na zona Leste da cidade, região onde há maior índice de esporotricose humana e animal.
A agendamento será feito na próxima sexta-feira 29/11, a partir das 8h da manhã, no Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, localizado na rua Barreirinha, bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. O número de senhas que dão acesso à cirurgia será limitado a duas por pessoa, sendo uma para fêmea e uma para macho, de acordo com a disponibilidade de vagas.
A ação tem o objetivo de combater a esporotricose, na zona da cidade onde há mais incidência doença, explica Rodrigo Araújo, gerente do Centro de Controle de Zoonoses.
A esporotricose é uma micose subcutânea, ou seja, abaixo das primeiras camadas da pele, causada pelo fungo do gênero Sporothrix, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeiras. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais, principalmente, os gatos que representam mais de 50% dos casos.
Ainda de acordo com o veterinário, as ações terão continuidade em 2025.
- Alemanha se consolida como principal destino das exportações do Amazonas
- TJAM lança cartilha educativa sobre violência doméstica para jovens e adolescentes, em Manaus
Os procedimentos de esterilização vão ocorrer no “Castramóvel” do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, no período de 2 a 13 de dezembro deste ano, no Centro de Convivência Prefeito José Fernandes.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar