O processo de agendamento para os serviços gratuitos de castração e identificação por microchip de cães e gatos foi reorganizado em Manaus, e o sistema de atendimento passará a obedecer a ciclos de 45 dias. Desde o dia 30 de agosto, o agendamento passou a ser feito exclusivamente pelo Disque-Saúde (0800-280-8-280), em dias úteis.
Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Márcia Tereza, em apenas cinco dias de funcionamento, foram realizados 944 agendamentos, preenchendo todas as vagas disponibilizadas pelo sistema para todo o mês de setembro até 15 de outubro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), um processo seletivo para contratar mais três veterinários está aberto, o que vai ampliar para 95 o número de procedimentos que são oferecidos hoje. Por enquanto, são realizadas 55 cirurgias por dia, nos três locais de atendimento.
Locais de Atendimento
Os procedimentos cirúrgicos de castração e microchipagem são realizados em três zonas da cidade, somente para os residentes na capital. Na zona Leste, uma Unidade Móvel está disponível no estacionamento do IFAM, no São José.
Na zona Norte, outra Unidade Móvel está no estacionamento da Escola Municipal Sulamita Pereira. Na zona Oeste, na sede do CCZ ao lado do CAIC, na Compensa, são atendidos os moradores das zonas Sul e Centro-Sul. Desde janeiro já foram feitas 6.281 castrações com microchipagem no CCZ.
Para a castração, o animal deve estar em jejum de seis horas e ter, no mínimo, seis meses de idade. Gatas podem ser castradas apenas 45 dias após dar cria e durante o cio. Cadelas apenas dois meses após dar cria e 30 dias após o cio.
Em razão do risco cirúrgico, não podem ser realizadas cirurgias em animais com sarna, pulga, carrapato, tumor de testículo (macho), tumor de mama (fêmea), bem como em machos sem testículos e animais com tumor venéreo transmissível.
Foto: Divulgação/Semcom