As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram atendimentos suspensos por duas semanas, nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, reabrem na segunda-feira (29).
Em razão da pandemia, apenas atendimentos agendados estão sendo realizados nas agências. Em todas as unidades estão sendo adotadas rigorosas medidas, visando atender aos protocolos de proteção e prevenção ao contágio para enfrentamento da emergência de saúde pública.
Nas agências onde são realizados os serviços de Perícia Médica e Avaliação Social (definidas como atividades essenciais pelo Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, da Presidência da República) não haverá atendimento para os demais serviços do INSS, a fim de proporcionar maior segurança para os cidadãos atendidos.
Já nas localidades onde houver sido emitido decreto municipal/estadual determinando fechamento do comércio e outras atividades, a fim de ampliar o isolamento social para conter o avanço da covid-19, o INSS analisará pontualmente a situação de cada unidade para determinar a manutenção ou não dos atendimentos.
Canais remotos
Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.
Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta o cidadão sobre os serviços disponíveis e uso do Meu INSS.
Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Texto e foto: INSS