Procon-AM autua 10 agências bancárias por descumprimento a Lei das Filas

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) alerta que o tempo de espera em fila de banco no estado pode variar de 30 minutos, em dias normais, até 60 minutos, nos dias de pagamento de servidores públicos.

Procon Amazonas registra até agosto deste ano mais de 300 denúncias por descumprimento à lei das filas praticados por agências e correspondentes bancários.

Procon Amazonas registra até agosto deste ano mais de 300 denúncias por descumprimento à lei das filas praticados por agências e correspondentes bancários.

De acordo com o órgão, tempo máximo de espera em uma agência bancária deve ser de 60 minutos, mas isso “é uma exceção à regra”, o diretor-presidente do Procon, Jalil Fraxe, explica que, em dias comuns, o atendimento nos bancos deve ser realizado em até 30 minutos.

No fim de semana, dez bancos nos municípios de Manaus e Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) foram autuados pelo instituto. As agências foram flagradas descumprindo a Lei Estadual nº 5.867/2022, conhecida como a Lei das Filas.

Até agosto deste ano, quase 340 consumidores já registraram reclamações contra agências e correspondentes bancários. Para formalizar a denúncia no Procon-AM, o diretor-presidente alerta que é preciso guardar os comprovantes de atendimento.

A sede do Procon-AM fica localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também é possível entrar em contato pelos números 0800 092 1512 ou por meio do 3215-4012.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar