Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta sobre uso seguro de fórmulas infantis

Fórmulas infantis são produtos, em forma líquida ou em pó, especialmente fabricados para satisfazer as necessidades nutricionais de públicos específicos. Esta semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um alerta sobre uso seguro de fórmulas infantis.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta sobre uso seguro de fórmulas infantis. Foto: Freepik

A médica Nutricionista Pediatra Dra. Karla Barone, reforça para que os consumidores evitem comprar fórmulas importadas por meio de comércio eletrônico, devido à dificuldade para saber a origem e a regularização do produto.

Outra alternativa para saber a procedência é consultar o registro do produto disponível no rótulo, na base de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A médica alerta ainda sobre a importância de ler todas as instruções de preparação presente na embalagem.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida. As formulas infantis precisam ter registro na Anvisa, conforme determina a legislação, e somente devem ser utilizados sob prescrição por profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar