Durante todo o mês de janeiro, cinco Estudantes do Ensino Médio em Manaus, estão participando de uma experiência de imersão científica no Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). O projeto chamado “Futuras Cientistas” estimula a aproximação de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática.
As meninas vivenciam o dia a dia dos estudos da biodiversidade na Amazônia, conhecem de perto a maior floresta tropical do mundo, além dos efeitos e mudanças climáticas. Recentemente as adolescentes visitaram o sítio experimental do Programa AmazonFACE e o Sítio 1 do Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD), na Reserva Florestal Adolpho Ducke.
Segundo a coordenadora do projeto, Flávia Santana, quanto mais cedo apresentar esses temas para as alunas, melhor, já que nem todas as escolas falam sobre o assunto. Com a iniciativa as meninas conhecem sobre ciência e despertam o interesse para talvez no futuro, seguirem carreira na área.
Para Stephanie Santos, estudante do 3° ano do ensino médio, o projeto tem sido inspirador e uma experiência de muito conhecimento.
Ouça a matéria em áudio:
O “Futuras Cientistas” foi criado em 2012 pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e ganhou alcance nacional há dois anos. O Inpa faz parte do projeto com a participação de vários pesquisadores que apresentam na prática, como ocorrem as mudanças climáticas e seus impactos, nas áreas da genética, ecologia vegetal, ecologia animal, tecnologias sociais e química.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar