A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) intensificou o monitoramento no transporte de cargas de vegetais e frutas na região do baixo Amazonas, na divisa com o estado do Pará. Servidores da Adaf aumentaram a fiscalização na base de Parintins, porque na semana passada uma carga de limões foi apreendida no município. Segundo a fiscal da Adaf, Valeria Ferreira, a carga não possuía licença de transporte.
A barreia sanitária na divisa com o Pará é feita em um trecho do Rio Amazonas. Balsas, embarcações com passageiros e lanchas são vistoriadas pelos agentes, que tentam impedir a entrada de frutas como manga, laranja, banana e goiaba. De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Cristiane Ramos, essas frutas são as que colocam em risco a segurança sanitária do Estado. A preocupação é com a mosca-da-carambola.
Para evitar a entrada da Mosca-da-Carambola no Amazonas, a Adaf também promove a realização de ações de educação sanitária sobre a praga, além de monitorar armadilhas tipo Jackson, utilizadas como estratégia de monitoramento da praga quarentenária, em cidades como Nhamundá e Parintins.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet