Em 2020, teve início a construção de um acordo entre comunidades locais próximas à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, entidades de classe, instituições governamentais e Organizações da Sociedade Civil para estabelecer regras para o manejo dos ambientes aquáticos de Tamanicuá.
Neste mês de maio, a Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), reconheceu o Acordo de Pesca da localidade de São Sebastião do Tamanicuá, localizada no município Juruá (a 674 quilômetros de Manaus). A Instrução Normativa (IN) nº 01/2024 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado (DOE).
O regulamento divide as áreas em manutenção, procriação e manejo. Ao todo, 153 famílias e 459 pescadores serão diretamente beneficiados com a conservação e preservação dos estoques pesqueiros locais. Ao todo, sete lagos foram zoneados, ordenando as atividades pesqueiras para favorecer os que dependem do rio e seus afluentes, para subsistência e geração de renda.
De acordo com a assessora do Núcleo de Pesca da Sema, Bruna Alves, este é um passo importante para a manutenção do meio ambiente e das famílias da região.
A área do acordo de pesca está localizada na zona da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá. A Instrução Normativa regulamenta a pesca nas áreas de entorno, contemplando as comunidades Tamanicuá e Rumão.
Rádio Rio Mar
Foto: Larissa França/Sema