Acordo de Cooperação Técnica garante a conservação de materiais históricos da igreja católica

A Vice Província dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima (VIPROCAR) trabalha na implantação de um museu sacro voltado a valorizar a história e a religiosidade presentes na Amazônia. Para tornar isso possível, um Acordo de Cooperação Técnica foi firmado entre o Arquivo Público do Estado do Amazonas, Secretaria de Administração e Gestão (Sead) e a congregação dos Capuchinhos.

A iniciativa não envolve nenhum tipo de transferência de recursos ou ônus financeiros. A parceria tem como foco as ações de intercâmbio, aplicação e desenvolvimento tecnológico da gestão de documentos e informações que integram o acervo dos Frades Capuchinhos, priorizando a preservação de informações históricas. Para o coordenador do projeto de implantação do museu, Frei Raúl Gustavo, este é um importante passo para garantir viva a história da igreja.

O acervo do museu possui mais de 1.500 peças. Por meio do acordo será disponibilizado suporte e treinamento em técnicas de restauração, leitura paleográfica e conservação dos documentos que integram a comunidade.

Os documentos guardados abrangem o trabalho missionário, assim como apoio às pesquisas históricas sobre a capital amazonense. O titular da Sead, Fabrício Barbosa, destaca como vai funcionar o trabalho de catalogação.

O museu deve ser inaugurado em outubro, num prédio anexo à Igreja de São Sebastião. Arte sacra, documentos antigos, fotografias e peças históricas, entre outros itens integram o acervo.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Luiz Felipe / Jéssica Leal