
Ações integradas reduzem roubos a Transporte Público em Manaus
Manaus registrou uma queda drástica de 90,3% nos roubos a transporte coletivo entre janeiro e setembro, comparando com o pico de 2.592 casos em 2017. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentam que 2023 contabilizou 249 ocorrências no período.
A redução considerada histórica, é resultado de uma série de ações estratégicas da Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM), que opera o Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (NURCC).
A atuação integrada busca garantir a segurança da população no transporte, com a Polícia Militar focada na repressão ostensiva nas ruas e a Polícia Civil, por meio do NURCC, dedicada à investigação e desarticulação das quadrilhas, explica o titular do NURCC, delegado Charles Araújo.
Em pouco mais de um ano, o NURCC realizou 20 grandes operações e o cumprimento de cerca de 90 mandados de prisão contra assaltantes de ônibus. O foco tem sido garantir que os indivíduos presos permaneçam detidos, graças à qualidade das investigações que conseguem comprovar a participação deles em múltiplos assaltos.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar