Ações de rastreio do câncer de próstata são intensificadas no interior do Amazonas

Levantamento do Inca – Instituto Nacional do Câncer – aponta que o Amazonas deve registrar 480 casos de câncer de próstata neste ano, em um cenário de quase 66 mil registros no Brasil. Os dados levam a uma intensificação das ações do Novembro Azul na capital e no interior, mês que busca estimular homens a buscarem exames de prevenção contra a doença. Na última semana, no município de Parintins cerca de 200 homens, entre 50 e 70 anos, passaram pela triagem e testes de PSA, como explica o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.

Os atendimentos foram realizados em parceria com a prefeitura. Os pacientes que apresentaram diagnóstico propício ao câncer de próstata terão o agendamento da biópsia pelo Sisreg – Sistema de Regulação – para a realização do procedimento em Manaus, no Hospital Delphina Aziz. O funcionário público, Edson Gomes, foi um dos pacientes atendimento pela ação na Policlínica Municipal Pe. Vitório e relata a importância de realizar os exames periódicos.

O município de Tefé receberá a ação de intensificação de combate ao câncer de próstata na próxima quinta-feira, dia 25, com a realização do exame de toque e de PSA. Na capital, a carreta do Homem volta a funcionar para atender o público masculino no sábado, dia 27. No primeiro dia ação da carreta dos 100 homens atendidos, nove foram encaminhados ao Sisreg para biópsia. De acordo com a FCecon – Fundação Centro de Controle e Oncologia do Amazonas – o câncer de próstata quando descoberto em fase inicial tem mais de 90% de chances de cura.

Atendimentos em Manaus

A recomendação é que os homens acima de 50 anos procurem uma Unidade Básica de Saúde, a mais próxima da sua casa, para avaliação médica e obter encaminhamentos para a realização dos exames de rastreio e consulta com urologista. Na rede estadual de saúde, oferecem estes serviços as policlínicas Codajás e Danilo Corrêa, om agendamento de consultas via Sisreg.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM