Ações de prevenção do câncer de mama são intensificadas na rede pública de saúde de Manaus

Iniciou nesta quarta-feira, 01, uma mobilização voltada ao reforço na oferta de serviços de rastreio e diagnóstico precoce de câncer de mama nas unidades da rede básica de saúde de Manaus, com ações de educação em saúde e incentivo aos cuidados preventivos junto à população.

Durante este mês, as UBS’s vão intensificar a realização de exames clínicos das mamas e a solicitação de mamografias. Haverá ainda, orientação sobre a realização do exame preventivo do câncer do colo uterino. A ação integra o movimento Outubro Rosa, como destaca a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas.

Mulheres cisgênero e homens transgênero também devem realizar o exame clínico das mamas nas unidades da rede de saúde, com profissional médico ou enfermeiro. A faixa etária para rastreio do câncer de mama, com a realização de mamografia preventiva a cada dois anos, é de 50 a 74 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Pessoas de 40 a 49 anos têm acesso garantido ao exame, por solicitação do profissional de saúde, após avaliação conjunta com o paciente, levando em conta os benefícios e riscos do procedimento nessa faixa etária. No caso de lesões suspeitas no exame de imagem, o diagnóstico deverá ser feito por meio de biópsia da mama.

O câncer da mama é um dos tipos que mais atingem a população feminina em todo o mundo. Em Manaus, a estimativa é de 420 casos da doença em cada ano do triênio de 2023 a 2025, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / Semsa

 

 

  • Sakuratoto