Ações de combate à violência psicológica e stalking contra mulheres são intensificadas, no AM

A Polícia Civil do Amazonas – PCAM intensifica as ações de combate à violência psicológica e à prática do stalking contra mulheres, no Estado. Delegadas que atuam em unidades policiais especializadas orientam à população sobre como identificar os sinais e agir para coibir essas práticas criminosas.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Segundo o Ministério das Mulheres, em 2024, o Amazonas registrou crescimento de 45,4% de denúncias de violência contra a mulher. As ocorrências foram registradas por meio do “Ligue 180”, canal de denúncias e orientações, coordenado pelo Governo Federal. Os dados também apontam, um aumento de 17% nos atendimentos feitos pelo serviço.

Entre os tipos de violência contra a mulher, estão a psicológica e o stalking, que consiste na invasão repetida da privacidade da vítima, com táticas de perseguição e outras práticas. A delegada Nathalia Oliveira, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher das zonas Norte e Leste de Manaus, destaca os comportamentos que caracterizam a violência psicológica.

Delegada Nathalia Oliveira, titular da Deccm Norte/Leste de Manaus (Imagem Divulgação)

Delegada Nathalia Oliveira, titular da Deccm Norte/Leste de Manaus (Imagem Divulgação)

A delegada Grace Jardim, diretora de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas – PC/AM, detalha as práticas identificadas como crime de stalking.

Delegada Grace Jardim, diretora de Comunicação da PC/AM (Imagem Divulgação)

Delegada Grace Jardim, diretora de Comunicação da PC/AM (Imagem Divulgação)

A delegada Nathalia Oliveira ressalta, ainda, a importância das vítimas reúnirem provas das ações criminosas.

As denúncias podem ser registradas pelo Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher, e pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSPAM. O registro do Boletim de Ocorrência – BO pode ser feito na Unidade Policial mais próxima da vítima ou na Delegacia da Mulher. No interior do estado, o BO pode formalizado nas Delegacias Interativas de Polícia – DIP, nas Especializadas ou por meio do site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto