Conhecido como “Janeiro Roxo”, o mês busca reforçar a importância do diagnóstico precoce, além de intensificar ações de prevenção e controle da hanseníase. Em Manaus, várias ações estão acontecendo em vários bairros de Manaus. Uma delas é a caminhada onde são distribuídos materiais informativos pelos profissionais de saúde às comunidades. A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Secretaria de Saúde de Manaus, Ingrid Santos, destaca que a população deve estar atenta aos sintomas da doença e a autoavaliação da pele é fundamental.
Essa é uma doença infecciosa crônica e a sua transmissão acontece através de secreções nasais, além de tosses e espirros. Em casos como manchas esbranquiçadas ou amarronzadas, os moradores devem procurar o médico.
Pensando nisso, profissionais dos Distritos de Saúde também estão aproveitando o mês de campanha para realizar a aplicação do Questionário de Suspeição da Hanseníase, nas quatros zonas da cidade. O objetivo é fazer visitas casa a casa para identificar precocemente casos suspeitos, prevenir e controlar a doença no município. A enfermeira técnica do Núcleo de Hanseníase do Disa Oeste, Maria José, alerta sobre a importância da contribuição da comunidade.
Durante o “Janeiro Roxo”, a aplicação do questionário será realizada em bairros, como: Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Praça 14 de Janeiro, Crespo, Flores, São José Operário, Puraquequara, bairro da Paz, São Jorge e Lírio do Vale. As caminhadas e outras ações também continuam.
Rádio Rio Mar
Fotos: Elienai Emanuel / Semsa
Divulgação / Semsa