Nesta terça-feira (24), os ativos negociados no exterior da Petrobras recuavam 12,05% das bolsas dos Estados Unidos após anúncio de um novo presidente para a estatal.
Ontem, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou a demissão de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras. O comando da estatal será assumido por Caio Mário Paes de Andrade.
No governo de Jair Bolsonaro, essa já é a terceira mudança da chefia, que foi presidida também por Roberto Castello Branco e pelo general Joaquim Silva e Luna. O novo indicado para o cargo é o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, ligado ao Ministério da Economia de Paulo Guedes.
Ele é membro dos conselhos de administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Pré-Sal Petróleo. Indicado, o novo nome ainda precisa ser apresentado ao Conselho da Petrobras e aprovado em assembleia.
O ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia à presidência após Adriano Pires desistir do cargo. José Mauro assumiu o posto no dia 14 de abril após ser aprovado para o comando da empresa pelo conselho de administração da estatal.
O presidente anterior, general Joaquim Silva e Luna, foi demitido em meio ao aumento nos preços dos combustíveis. Antes dele, o presidente era Roberto Castello Branco, que foi removido do cargo em fevereiro de 2021.
Leia também:
Fotos: Divulgação