Acidentes de trânsito causados por motoristas imprudentes preocupam ciclistas em Manaus

Ítalo Costa usa bicicleta todos os dias, é o meio de transporte que ele utiliza para se locomover, e por estar diariamente nas ruas, já viu de perto muitas situações de risco.

 No trânsito cada um faz a sua parte, mas infelizmente a imprudência é visível. Na última sexta-feira (12), o mestre de obras Firmino da Conceição Silva, de 50 anos, morreu a caminho do trabalho, ele estava em uma bicicleta, na Avenida do Futuro, bairro Planalto, Zona Oeste de Manaus, quando foi atropelado por uma picape. Firmino é apenas uma das vítimas da violência no trânsito.

Acidentes de trânsito causados por motoristas imprudentes preocupam ciclistas

trânsito causados por motoristas imprudentes preocupam ciclistas

De acordo com dados do IPEIA, mais de 80 mil pessoas utilizam bicicletas como meio de transporte em Manaus, mas apesar disso, muito coisa ainda precisa ser feita, como explica o coordenador do programa Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

 No código de trânsito brasileiro, a preferência é sempre dos mais vulneráveis, motoristas e motociclistas devem respeitar um distanciamento mínimo dos ciclistas na hora de fazer uma ultrapassagem, como explica o instrutor de trânsito, Rodolfo Pessanha.

”O ciclista dentro do trânsito, dentro dos integrantes do trânsito, ele é um dos menores, é visto no artigo 29 do CTB que fala sobre isso aí, em o maiores protegerem o menor, sobre tudo o que não é motorizado”, disse o especialista.

 Por isso o alerta, dirigir com atenção e respeitar as leis de trânsito é importante e salva vidas!

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar