Ação social oferece acesso a mamografia para mulheres de baixa renda

A ação Mulheres Amigas está percorrendo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama. Fundada em 2009, a ONG Américas Amigas desenvolve atividades em prol da  queda da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social. Desde março , vem passando pelas cidades de Palmas no Tocantins, São Luís no Maranhão, Belém e Santarém no Pará. Em Manaus, a meta é atender um número expressivo de mulheres, como destaca a Mirna Hallay, gerente geral e de projetos da ONG.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Manaus e do Ciam – Centro de Integração Amigas da Mama. O atendimento será oferecido até o dia 20 de maio no shopping Phelippe Daou, localizado na zona Norte de Manaus, das 7h às 16h. O público alvo são mulheres acima de 40 anos e de baixa renda. A agenda para os dez dias de atendimento em Manaus  já está completa, resultado de  um cadastramento prévio feito com o auxílio do Ciam e da Semsa após um levantamento da demanda reprimida. A dona de casa Maria Rosimar é uma das beneficiadas.

Mas, aquelas mulheres que precisam realizar o procedimento e não foram selecionadas podem procurar uma Unidade Básica de Saúde onde passarão por uma consulta médica ou de enfermagem com exame clínico das mamas e solicitação de mamografia de rastreio. A enfermeira Gerda Costa explica os próximos passos.

Os exames periódicos são importantes para prevenção e garantia da saúde da mulher. O Inca – Instituto Nacional do Câncer prevê o diagnóstico de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil entre 2020 e 2022, com estimativa de 580 novos casos em Manaus neste período. Esta doença aparece como o terceiro tipo de câncer em incidência, atrás apenas do câncer do colo do útero e do de pele não melanoma.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/ONG Américas Amigas