A Prefeitura de Manaus realizou, na noite dessa sexta-feira (25), uma nova operação para combater a poluição sonora em áreas residenciais de bairros nas zonas Norte e Sul da capital.
A ação foi realizada de forma conjunta e contou com a cooperação das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Conforme o titular da Semseg, Sérgio Fontes, a operação visa garantir o direito ao descanso aos moradores afetados pelas festas irregulares que acontecem nos bairros da cidade. Ainda segundo ele, todos os locais fiscalizados foram definidos após denúncias realizadas pela população aos órgãos responsáveis.
De acordo com a diretora de Fiscalização da Semmas, Suzy Pinheiro, esta foi a segunda operação realizada pela prefeitura nos últimos meses e que, desta vez, os bares que não cumpriram as recomendações repassadas na primeira autuação tiveram os equipamentos apreendidos.
Poluição sonora é qualquer emissão de ruído ou som que possa prejudicar a saúde, o sossego e o bem-estar dos indivíduos. O excesso de barulho configura crime ambiental, com previsão na Lei Federal n° 9.605/1998 e punições que podem levar à reclusão do infrator.
Com informações da Semcom
Imagens: Elton Viana/Semcom