Ação contra a dengue retira pneus velhos das ruas de Manaus

A ação de limpeza pública contou com mais de vinte servidores municipais da Prefeitura de Manaus, que realizaram o mutirão para retirar pneus velhos, que servem de moradia para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chinkungunya. Ao todo, foram retirados mais de 15 mil pneus usados das ruas de Manaus. Só em uma borracharia na Avenida Brasil, zona oeste de Manaus, a secretaria de limpeza pública recolheu mais de cinco mil pneus velhos, que estavam com lavras do mosquito transmissor da dengue, como afirma Luiz Paz, coordenador da campanha de limpeza.

Os pneus retirados das ruas são reciclados por empresas da indústria da construção civil e cimentos. A Diretora executiva da empresa Amera de reciclagem, Suely Cossuol, diz que, além de ajudar no trabalho de saúde pública, a retirada dos pneus sem utilidade nas ruas, ajuda a proteger o meio ambiente.

O trabalho de retirada dos pneus das ruas acontece, horas depois da secretaria municipal de saúde de Manaus, divulgar o boletim epidemiológico da dengue, que mostra um crescimento desordenado dos casos de dengue na capital amazonense. De acordo com Marinélia Ferreira, diretora de vigilância epidemiológica da Semsa, os casos de dengue mais que dobraram em uma semana em Manaus.

Nos primeiros 23 dias de 2024, foram registrados mais 574 casos de dengue em Manaus. Os números indicam um surto da doença. A vacina contra a doença já foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas segundo a Semsa ainda não há prazo para o imunizante ser aplicado na população de Manaus.

Veja o vídeo da ação:

 

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto e Vídeo: Macildo Ribeiro – Rádio Rio Mar