Abordagem social a idosos em situação de rua é realizada no Centro de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, nessa terça-feira (13), uma abordagem social a idosos em situação de rua nas praças dos Remédios e da Matriz, localizadas no Centro, zona Sul de Manaus.

A ação, que aconteceu na área que concentra o maior número de moradores de rua em Manaus, faz parte da programação da Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

Durante as abordagens, os idosos foram orientados sobre os tipos de violência cometidos contra pessoas da terceira idade, formas de prevenção e canais de denúncia. Além disso, também foram coletadas informações para a inserção dessas pessoas em programas socioassistenciais.

De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, essas pessoas devem ter acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos do governo federal.

Junho Violeta

Neste mês está sendo realizada a campanha “Junho Violeta”, criada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que visa alertar a população em geral sobre a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e também para as formas de denunciá-las e combatê-las.

Denúncias

Os principais canais de denúncia disponíveis para a população no combate à violação de direitos de crianças, adolescentes e outros indivíduos em estado de vulnerabilidade social são os números do Disque Denúncia da Semasc: 0800 092 1407 e 0800 092 6644.

Com informações da assessoria

Fotos: Marcely Gomes/Semasc