Imóveis abandonados na área central de Manaus pode receber 150 mil moradores

Imóveis abandonados – A estimativa é de que 150 mil novos moradores possam residir no Centro de forma confortável, a partir de investimentos públicos e privados, incentivos e ocupações a médio e longo prazos. A iniciativa faz parte do programa “Nosso Centro”, em desenvolvimento pelo Implurb – Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

Entre um grupo de imóveis abandonados na região, foram identificados lotes que podem abrigar conjuntos e complexos de habitação de interesse social. Atualmente, o poder público trabalha no processo de desapropriação enquanto finaliza o desenho arquitetônico e urbanístico. Como explica o diretor de planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.

A ideia é a reconversão de prédios antigos e até hotéis abandonados que podem se transformar em unidades habitacionais, fora os vazios urbanos existentes e já identificados durante estudos e pesquisas. O modelo projetado pelo Implurb tem foco na habitação social e prevê a ocupação, o espaço terá entre 35 e 42 metros quadrados, com fachadas verdes, paisagismo e áreas comuns integradas.

A proposta é que seja lançado um chamamento público ou licitação, para que o construtor/vencedor execute a obra e financie o imóvel junto a uma instituição bancária, como a Caixa Econômica Federal, podendo oferecer imóveis dentro do programa “Casa Verde e Amarela”, com preços reduzidos. A Prefeitura de Manaus entraria com a contrapartida da cessão do imóvel, após a desapropriação.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Implurb