Abaixo-Assinado pede ao Conselho da OAB aprovação de Parecer pelo Impeachment de Bolsonaro

Mais de 150 advogados inscritos na Ordem dos Advogados – Secção Amazonas, elaboraram Abaixo-Assinado onde manifestam apoio à aprovação do parecer elaborado por Comissão Especial, por meio do qual, solicitam ao Conselho Federal da OAB, a aprovação da proposta de impeachment do Presidente da República Jair Bolsonaro, acrescida de apresentação de denúncia ao Tribunal Penal Internacional.

A reunião extraordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil já foi marcada para o próximo dia 20, com pauta sobre a proposta de apresentação do pedido de Impeachment do Presidente.

Um dos trechos do documento contextualiza a situação política, social e econômica no marco da crise sanitária mundial:

“O Brasil atravessa uma de suas piores crises humanitárias, em muito agravada pela falta de controle eficaz da pandemia causada pelo novo coronavírus, que até o momento já ceifou mais de 500 mil vidas, de todas as idades, em todas as cidades, devastando famílias inteiras.

Essa tragédia sanitária se iniciou em local distante, há menos de dois anos, exigindo colaboração mundial para o seu controle, combate e contenção, já que se trata de infecção mortal, até pouco tempo desconhecida.

Nesse esforço mundial, governos de todos os continentes se esforçaram na contenção de contaminação, na busca de medidas sanitárias e tratamentos capazes de preservar vidas, mediante aplicação de medidas preventivas, dentre elas distanciamento, isolamento, uso de máscaras faciais e constante higienização com álcool gel.

A agressividade do vírus e velocidade de contaminação exigiram esforços dos cientistas do mundo inteiro, logrando a descoberta de algumas vacinas confeccionadas em vários países, dentre eles, o Brasil, que desde o início se mostraram extremamente eficazes, evitando a morte precoce, o sofrimento desnecessário e a retomada mais segura das atividades econômicas que asseguram o bem-estar de todas as sociedades no mundo, ainda que de forma gradual”.

O texto continua “A Ordem dos Advogados do Brasil, entidade com história de lutas de 90 anos, não pode ficar inerte, e temos certeza, não se furtará, em mais uma vez, estar ao lado do povo, em defesa da vida, da dignidade e da democracia.

Esse objetivo – a defesa da vida, da dignidade e da democracia -, é a nossa essência, é a nossa marca, é a nossa razão de ser.

E da parte dos Advogados do Estado do Amazonas não existe receio, ao contrário, estamos plenamente confiantes que nossa classe, representada por seu órgão máximo aprovará o Parecer oferecido, apresentará o Impeachment e ajudará a reconduzir a grandiosidade e dignidade ao povo brasileiro.

Não é hora de pensar em eleição, é hora de pensar no Brasil.

A vida não espera, pedimos aprovação integral!” finaliza o texto.

Fonte: OAB Amazonas

Foto: Agência Brasil