A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus) começou a aplicar a 4ª dose de vacina contra a Covid-19 na segunda-feira em pessoas com alto grau de imunossupressão que tenham tomado a dose de reforço há quatro meses ou mais. Conforme o vacinômetro da Prefeitura, apenas 14 pessoas receberam a vacina no primeiro dia. A porcentagem de população alcançada se manteve em 0%.
Segundo a Semsa, trata-se de grupo reduzido para o qual não se espera um número expressivo de pessoas e o quantitativo está dentro da normalidade. A quantidade total de pessoas estimadas dentro desse público-alvo ainda não foi informada.
Manaus já passou dos 92% da população vacinável com a primeira dose, mas a segunda ainda segue com 78% e terceira dose 14%.
O virologista da Fiocruz Amazônia Dr. Felipe Naveca lembra que a vacinação é um ato coletivo e de amor ao próximo. A vacinação de toda a população é a principal forma de evitar o surgimento de outras variantes do coronavírus. Ouça:
Por enquanto, o sequenciamento dos genomas ganhou reforço.
No vacinômetro da Prefeitura de Manaus você pode conferir se já está na hora de tomar a segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19. Todos com 12 anos ou mais devem se proteger.
Quem deve tomar a 4ª dose:
O novo grupo prioritário para receber a quarta dose, das pessoas que têm imunodeficiência primária grave, é composto por quem faz quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer. Também podem se vacinar pela quarta vez os transplantados que utilizam medicamentos imunossupressores; pessoas vivendo com HIV/Aids; os que fazem uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar