A cidade de Parintins se desenvolveu em cima de uma ilha. Quem mora na ilha tupinambarana é acostumado com muito água. Mas a forte estiagem que castiga o Amazonas fez mudar o cenário no entorno de Parintins. O Rio Amazonas atingiu a maior seca em 49 anos na cidade. Segundo o Serviço Geológico do Brasil essa é a pior seca já registra na terra dos Bois Garantido e Caprichoso. O rio secou tanto que Seo Paulo Fonseca não teve tempo de tirar o barco dele, que agora está encalhado.
Seo José Alencar também tem uma embarcação que ainda não ficou encalhada, mas ele diz que o Rio Amazonas está vazando em uma velocidade assustadora e que é preciso ficar de olho na embarcação, porque se não, o barco fica em terra.
De acordo com a Estação de Monitoramento de Parintins, o Rio Amazonas está abaixo do record e 2010. Na calha do Baixo Amazonas, a ilha Tupinabarana e outros seis municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem. São eles: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará. Em Parintins, o coordenador da Defesa Civil do Município, Adriano Aguiar, disse que 29 comunidades rurais estão isoladas.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet