A nova avenida batizada como Rapidão possui 37 quilômetros e liga o Distrito Industrial de Manaus até o Departamento de Cargas do Aeroporto da Capital. A pista é projetada para o transito de velocidade média para alta na tentativa de dar mais fluidez ao trafego de veículos em Manaus. Só que antes mesmo de ser inaugurada, a avenida já foi palco de acidentes graves com mortes. E há quem defenda que as lombadas eletrônicas sejam a saída para evitar mortes no transito, como afirma o deputado estadual, João Luiz.
As lombadas eletrônicas cumprem um papel fundamental na segurança do trânsito. As grandes cidades brasileiras possui esse sistema, que pode reduzir em até 50% o número de acidentes, explica Clécio Vidal, que é especialista de Trânsito.
A idéia é implantar as lombadas eletrônicas não somente no novo rodoanel, mas nas principais avenidas de Manaus. No entanto, para que essa ideia seja colocada em pratica, é necessário a aprovação de leis específicas na Câmara de Vareadores da capital amazonense.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet