Desde de setembro, o Instituto Mamirauá vem registrando morte dos Botos Tucuxi e Boto Cor-de-Rosa, na cidade de Tefé, região do Médio Solimões. Por causa, disso uma força tarefa foi montada para monitorar a mortandade dos animais. O primeiro relatório dos pesquisadores aponta que 10% dos Botos que viviam no Lago de Tefé morrem por causa do calor externo. De acordo com a Analista ambiental do ICMBio, Claudia Sacramento, a temperatura da água acima do tolerável para os mamíferos aquaticos.
Ao todo, foram encontrados mortos mais de 153 botos no Lago de Tefé. Os cientistas acreditam que pelo menos 70 animais morreram no dia 28 de setembro, quando a temperatura da água do lago chegou a 39 graus. Segundo a pesquisadora do Instituto Mamirauá, Mirian Marmontel, o trabalho da força-tarefa deve continuar até o final da estiagem que afeta o Amazonas.
Durante a coleta de dados, os cientistas descobriram também que o calor favorece o aparecimento de algas que deixam a oxigenação baixa da água. Essa combinação também pode causa a morte dos animais.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet