Além da forte estiagem, os moradores da cidade de Santo Antônio do Içá, que fica na região do alto Solimões estão enfrentando um problema atípico na comunicação via internet. Há mais de duas semanas, os mais de 21 mil moradores do município estão sem conexão com a internet. Os transtornos são incalculáveis, aponta Alcides Filho, que trabalha com envio de dados na internet.
A falta da rede de comunicação via internet tem causado transtornos e prejuízos aos moradores e aos estudantes que não tem como realizar pesquisas no computador e nem no celular, como enfatiza o estudante Eliardo Costa. Os moradores se queixam da qualidade do serviço prestado pela operadora Claro, no Município de Santo Antônio do Içá. De acordo com o servidor público, Caio Machado, falta explicações e qualidade do serviço por parte da operadora.
“Já estamos há vários sem conexão. A gente quer um esclarecimento da empresa Claro. Não conseguimos usar nem nem os dados móveis. Necessitamos fazer pelo menos uma ligação. Mas ninguém consegue. Nem todo mundo tem internet via satélite. A comunicação estar muito difícil”, afirma Caio.
O professor Dicinei Gonçalves falou que já tentou contato para saber o por quê do problema de internet em Santo Antônio do Içá.
Em nota, a Operadora Claro disse que uma equipe técnica foi designada para verificar a situação e tomar medidas necessárias no menor tempo possível. A empresa lembra que tudo isso, levando em consideração os desafios de acesso ao local devido a forte estiagem e seca dos rios na região.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet