A forte estiagem que afeta o Amazonas, além de afetar a vida da população amazonense, também compromete a criação de galinhas. Produtores rurais têm percebido que a temperatura no galinheiro vem afetando o desenvolvimento das galinhas. Animais estão perdendo peso e muitos até não resistem às altas temperaturas, como explica José Eduardo dos Santos, que é engenheiro agrícola.
O calor também tem prejudicado a produção dos ovos. A redução pode chegar a vinte por cento até o final da estiagem. O professor César Giordano, que é doutor em Avicultura, explica o que pode causar a diminuição da produção de ovos.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, o Idam, alerta os avicultores a tomar medidas emergenciais para evitar perdas na produção de ovos e nas galinhas de corte. Entre as orientações, o produtor rural precisa fracionar a ração de duas para quatro vezes ao dia. Outra orientação importante é deixar as aves em espaços abertos durante os horários mais quentes.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Internet