A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pediu em seu relatório, nesta terça-feira (17), o indiciamento de pelo menos 61 pessoas, entre civis e militares. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e parte do núcleo de governo dele estão na lista.
O relatório final, protocolado no sistema do Senado, foi apresentado na hoje (17), ao colegiado. A votação, no entanto, deve ocorrer somente nesta quarta-feira (18).
Além de focar no entorno de Bolsonaro, o documento confirma o apelo de parlamentares da base aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pede o indiciamento de militares das Forças Armadas, como os ex-comandantes da Marinha, Almir Garnier Santos, e do Exército, Marco Antônio Freire Gomes.
Também estão no rol integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios.
Os pedidos feitos no parecer não significam indiciamentos automáticos. A lista é, na prática, uma sugestão. Cabe aos órgãos responsáveis avaliarem a apresentação de denúncias.
Com informações do Senado
Foto: Agência Brasil