Neste sábado, os amazonenses vão poder assistir um Eclipse Solar Anular, que é considerado raro. A última vez que um Eclipse Solar Anular ficou visível no Amazonas foi em 1994. Após 29 anos, os amazonenses vão ter a oportunidade de presenciar o fenômeno de novo.
O fenômeno tem deixado muita gente empolgada. Isso fez crescer a procura por equipamentos de proteção ocular em lojas de materiais de construção de Manaus. Os objetos mais comprados pelos amantes do fenemeno natural são as lunetas com proteção solar e as lâminas de soldadores numero 14, que tem filtro contra os raios ultravioleta. Um dos compradores é o Técnico de Enfermagem, Delber Bitencourt, que já comprou alguns equipamentos para facilitar a observação sem prejudicar a vista. Ouça o que ele diz:
Para assistir o Eclipse é necessário usar lunetas com protetor solar. Óculos com proteção ultravioleta usados na construção civil também podem ser utilizados. Por causa disso, o comércio local registrou um aumento na procura por esse tipo de equipamento. A observação do Eclipse requer alguns cuidados, como alerta o Oftalmologista, Breno Leão. Ouça o que diz o especialista:
O Eclipse Solar Anular vai ser visto de oito Estados Brasileiros. Além do Amazonas, o fenômeno será presenciado no Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O Eclipse Solar Anular acontece, quando a Lua passa diretamente entre a Terra e o Sol, resultando em um anel de luz solar ao redor da Lua. Durante esse fenômeno, fica visível um anel de fogo na beira da Lua.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Com reportagem de Orestes Litaiff – Hiolanda Mendes, Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet