Jair Paulino, de 18 anos, conhecido como Jajá do Wake, foi o primeiro atleta amazonense a conquistar o título de campeão brasileiro de Wakeboard. A competição ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro, no Lago Paranoá, em Brasília. O atleta indígena é natural da etnia Karapãna que habita o Noroeste do Estado do Amazonas, em uma região localizada entre o Alto e Médio Rio Negro.
Jair faz parte da Seleção Brasileira de Wakeboard, desde 2019. Ele representa o país em competições ao redor do mundo. O competidor já venceu quatro adversários, na categoria PRO, e deixou o campeão mundial na modalidade, Henrique Daibert, em segundo lugar. Jair explica que essa vitória é importante para a sua carreira no esporte.
Jair Paulino possui uma trajetória de sucesso no esporte. Em agosto deste ano, ele foi o primeiro amazonense a conquistar uma etapa do Brasileiro de Wakeboard em casa, às margens do rio Tarumã. Já em setembro, em uma disputa acirrada, com adversários de diversos países, o amazonense alcançou o primeiro lugar no World Wakeboard, em Portugal, onde representou o Brasil.
- Projeto Gari apresenta espetáculo gratuito em Manaus
- Amazonas pode conquistar o inédito acesso à série B para 2024
Além disso, aos 14 anos, ele conquistou o sétimo lugar no Mundial de Wakeboard em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar