Estiagem revela cenário de poluição na orla de Manaus

Por conta da seca dos rios, a orla de Manaus fica tomada pelo lixo. Animais peçonhentos tem aparecido com frequência e coloca em risco a vida de quem vive perto da orla da capital amazonense. A chegada da estiagem não preocupa apenas a navegação. Quem mora na orla de Manaus sofre com a poluição que aparece com a descida da água.

No igarapé do quarenta, na bacia de Educandos, zona sul de Manaus, as casas flutuantes ficaram encalhadas. Com a estiagem, fez surgir um cenário improvável. A terra está encoberta por lixo. Em meio ao lixo, é possível ver garrafas pets, pneus de carro, embarcações abandonadas. Materiais que poderiam ser reutilizados e que foram parar na orla da capital amazonense. O Industriário Enilson Correia diz que a sujeira, além de causar odor, deixa o visual da cidade comprometido.

A estiagem revela um problema que causa um dano grave á natureza, mas que prejudica também quem vive na orla de Manaus. É o caso do Autônomo, Anderson Souza, que não para onde ir e é obrigado a vive com os filhos em meio a essa sujeira.

Nos pontos mais críticos, a prefeitura de Manaus intensificou a coleta para tentar amenizar os impactos a natureza e quem vive na orla da capital. De acordo com o subsecretário de limpeza pública de Manaus, Jairo Santos, são toneladas de lixo é o que fica debaixo d’água e com a estiagem aparecem.

A estiagem no Amazonas afeta 60 dos 62 municípios amazonenses. Por causa da vazante dos Rios, o Estado decretou situação de emergência.// Além do lixo, a preocupação também é com o abastecimento de agua e alimento para as famílias que estão em lugares já isolados pela seca do Rios.

Ouça a reportagem completa em áudio:

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Orestes Litaiff