O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), concederam entrevista coletiva nessa quarta-feira (4), em Manaus, após visitarem locais para averiguar a situação da seca no Amazonas.
Na coletiva foram anunciadas ações e destinação de recursos para enfrentamento dos prejuízos causados pela estiagem severa dos rios. De acordo com Alckmin, uma das medidas de maior impacto tem a ver com garantia de navegabilidade no Rio Solimões.
Alckmin também anunciou a antecipação do pagamento do Seguro Defeso, que seria liberado somente no dia 15 de novembro, para auxiliar pescadores no estado. Também será antecipado o pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o dia 19 de outubro. E ainda, agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com perda de produção, receberão pagamento do seguro integral.
Em relação a ajuda humanitária para as famílias afetadas pela seca, o vice-presidente informou que o envio de recursos para aquisição de alimentos, água e combustível será realizado após as prefeituras enviarem planos de trabalho com detalhamento das necessidades de cada município, que também devem informar a necessidade de ajuda para recebimento de kits de medicamentos.
Alckmin ainda confirmou que o Governo Federal vai conceder auxílio no valor de R$ 400 a R$ 800 para cada morador da Vila Arumã afetado pelo deslizamento de barranco em Beruri.