As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão intensificar a oferta de teste rápido para sífilis durante o “Outubro Verde”, campanha que visa sensibilizar a sociedade para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo atividades de Educação em Saúde.
Segundo a chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, Antônia Thainá Souza, a testagem rápida para sífilis pode ser feita em 196 unidades de saúde da rede municipal, com resultado disponível em, no máximo, 30 minutos, sem necessidade de estrutura laboratorial.
O teste é prático e rápido, feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta dos dedos do paciente. Os profissionais da Semsa foram treinados para realizar o exame, que é oferecido para a população na rotina de serviços das UBSs. Mas, as ações são intensificadas no mês de outubro para reforçar a importância das pessoas realizarem o exame. Apenas com o diagnóstico, será possível realizar o tratamento e curar o paciente, evitando a transmissão para outras pessoas, destacou Antônia Thainá.
Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma IST e pode ser transmitida por relação sexual (sífilis adquirida ou sífilis em gestantes) ou por transmissão vertical, da mãe para o feto (sífilis congênita).
Em 2023, o município de Manaus registrou 2.238 casos novos de sífilis adquirida, 1.247 casos de sífilis em gestantes e 205 casos de sífilis congênita.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação