De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Amazonas já atingiu cerca de 80% das exportações de peixes ornamentais. O projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae, em parceria com a prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro está executando estratégias para retomar a atividade econômica no município. A criação e venda de peixes ornamentais é uma fonte de renda importante para as comunidades ribeirinhas da região.
- Malária: casos reduzem 5,6% no Amazonas, mas seca dos rios gera alerta da FVS-RCP
- Feira da FAS acontece neste domingo com programação em homenagem à Amazônia
O superintendente substituto do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, Vinicius Lopes, explica que a atividade econômica já esteve em alta em Santa Isabel do Rio Negro.
As primeiras ações do programa para o setor iniciaram em junho deste ano, com o curso de manejo do peixe ornamental pós-captura. Além disso, serão oferecidas capacitações sobre manejo adequado dos peixes, boas práticas de criação, controle de qualidade, logística e comercialização. Com o aprimoramento das técnicas de produção, será possível elevar a qualidade dos produtos e aumentar a competitividade no mercado.
Vinicius Lopes ressalta, ainda, que a retomada da atividade vai impactar diretamente no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município.
Ainda Durante os meses de setembro e outubro, os produtores de peixes vão receber cursos de fotografia para mídias digitais, marketing digital, curso de barbeiro básico e avançado, chamada pública e leis de licitação, consultoria em turismo.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar