Seca do Rio Negro afeta moradores da Vila de Cacau Pirêra, em Iranduba

Moradores da Vila de Cacau Pirêra, no município de Iranduba, estão sentindo os efeitos negativos da vazante do Rio Negro, inclusive, muitos ribeirinhos da comunidade rural estão sem água potável em casa. A medição do Porto de Manaus mostra que na primeira quinzena de Setembro, o Rio Negro secou quase três metros e meio. A Seca dos Rios está castigando diversos municípios do Amazonas, quatro deles estão em situação de emergência.

Na calha do Rio Negro, a estiagem tem causado transtornos aos moradores da Vila de Cacau Pirêra, zona rural do município de Iranduba, região metropolitana de Manaus. Na comunidade, a vazante tem comprometido o abastecimento de água para as casas. Segundo o servidor público, Leonardo Lopes, para ter água potável, os ribeirinhos precisam caminhar longas distâncias, no leito seco do Rio.

A água é carregada em galões de maneira manual. A água potável é retirada de cacimbas, que são cavadas, perto da margem do igarapé. Leonardo Lopes explica que já procurou a Prefeitura de Iranduba para solicitar uma ligação de um sistema emergencial de água, para abastecer as casas dos ribeirinhos.

“Já solicitei da Prefeitura de Iranduba uma ligação de água da Feira do Porto do Cacau Pirêra até as casas que ficam às margens do Rio Negro. É preciso ter urgência nessa ligação, justamente para ajudar essas famílias que vivem em casas flutuantes que estão encalhadas, nessa vazante severa”, afirma Lopes.

A falta de água potável não é o único problema enfrentado pela população da Vila de Cacau Pirêra, durante essa estiagem. A locomoção pelo Rio Negro até o Centro de Manaus também está comprometida pela vazante das águas. “A catraia de Cacau Pirêra teve uma baixa procura. Os moradores não estão viajando, porque é preciso andar em uma estrada de barro de quase um quilometro até as canoas”, disse Leonardo

Com a estiagem, as queimadas têm aumentado nas áreas de mata do município de Iranduba. A fumaça das queimadas tem ameaçado a saúde da população, que sofre com problemas respiratórios.

 

Ouça a matéria completa em áudio:

 

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Agência/AmazôniaReal