Na manhã deste sábado 16/09, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semmas realizou a 3ª blitz “Manaus Sem Fumaça 2023”. A ação teve o objetivo de sensibilizar e convidar a população a combater as queimadas urbanas, na capital amazonense. As abordagens foram feitas na Barreira Estadual de Fiscalização da AM-010, localizada na zona Norte da cidade, e contou com o apoio do Batalhão Ambiental e da Polícia Militar.
- Corpo de Bombeiros do Amazonas implanta sala de monitoramento de incêndios
- 7ª fase da Operação Tamoiatatá 3 resulta em mais de R$ 10,2 milhões de multas
Durante a terceira edição da campanha, agentes da Semmas orientaram a população sobre os perigos e consequências das queimadas urbanas. As ações, além de causarem sérios danos à saúde das pessoas e dos animais, também, são consideradas crimes ambientais. O titular da Semmas, Antônio Stroski, disse que uma mudança de comportamento, por parte da sociedade, precisa ocorrer com urgência.
Nas últimas semanas, Manaus, a Região Metropolitana e municípios de interior do Estado tem sido encobertos por uma densa fumaça, resultado de queimadas na Floresta e, também, nas áreas urbanas. Stroski explica que o acúmulo desses incêndios compromete, ainda mais, a qualidade do ar.
As blitze “Manaus Sem Fumaça” ocorrem em pontos estratégicos da cidade, e nas zonas de onde surgem mais denúncias. Para o segundo semestre de setembro, estão programadas mais duas ações. O calendário para o mês outubro será divulgado na última ação do mês de setembro.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar