Em quinze dias, o Rio Negro desceu quase três metros. A cota do Rio está em 20 metros e 31 centímetros, segundo a medição do Porto de Manaus. Com o movimento de descida da água, os bancos de areias aparecem. As praias formadas na vazante têm virado atração para quem procura amenizar o calor durante esse Verão Amazônico.
O Professor Francinei Silva, já visitou uma das praias que aparece com a seca e gostou do que viu. “Fui pescar, outro dia com a família. Enquanto pescava, a família se divertia. Foi muito bom”, revela o Francinei.
No Amazonas, o chamado turismo Sol e Praia só é possível nesse período do ano. O agente de Turismo, Ilson Rogério, diz que esse tipo de lazer agrada não só os amazonenses. Muita gente vem de fora do Estado, curtir as praias de água doce.
“As praias começam a surgir na área ribeirinha e isso atrai os amazonenses e turistas. Temos bastantes praias como a praia do Tupé, praia da Lua, além das praias desconhecidas que se forma ao longo da margem do Rio Negro. Com o calor que faz na região e isso, impulsiona esse tipo de turismo”, relata o agente de turismo.
As praias de água doce que se formam no leito dos rios, durante a vazante, podem ser visitadas em embarcações próprias ou em barcos de passeios, que saem da Marina do Davi ou mesmo do Porto de Manaus. “Você tem a opção de fazer passeios através das agências de viagens de Manaus”, disse.
Nesse final de semana, de acordo com o INMET, a tendência é que o calor seja forte e a temperatura ultrapasse os 35º. Cenário perfeito para um passeio em uma praia de água doce.
Ouça a matéria completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação