O município de Apuí, no interior do Amazonas, foi o segundo a receber o projeto Recicla, Galera, de destinação correta de resíduos sólidos. Nos últimos dias 31 de agosto e 1º de setembro, foram destinados para a reciclagem, 687 quilos de materiais reaproveitáveis. A ação foi realizada por catadores da “Associação Cidade Limpa”, durante a 34ª Exposição Agropecuária – Expoap.
- Governo do AM e Marinha debatem ações integradas para enfrentar a seca dos rios
- Último igarapé limpo de Manaus localizado no bairro Tarumã começa a ser monitorado
A coleta contou com o suporte dos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs de materiais recicláveis, instalados na área do Parque de Exposições. 15 deles foram posicionados em locais estratégicos, como os pontos de alimentação, áreas de shows e a zona interna da Feira da Agricultura Familiar. Os ecopontos vão permanecer de forma definitiva na cidade, contribuindo para a implementação da coleta seletiva municipal. A secretária executiva adjunta da Sema, Fabrícia Arruda, explica que o projeto possui três eixos.
O Recicla, Galera, também, é um instrumento importante de incentivo à geração de renda, por meio da economia sustentável. O principal objetivo do programa é promover a sustentabilidade em eventos do Amazonas, destaca, ainda, Fabrícia Arruda.
O resultado da quantidade de objetos coletados foi confirmado após a pesagem do material, no Espaço Sustentável, localizado no Parque de Exposições da cidade. O projeto, em Apuí, foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema em parceria com a Fazenda Boa Fé e a Prefeitura do município.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar