Manaus tem 74 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Até sexta-feira (1º), setenta e quatro pontos de vacinação ofertam a aplicação de doses contra a Covid-19 na capital. As unidades de saúde, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade.

Conforme a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a vacina contra a Covid-19 é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, sendo ainda o melhor instrumento para diminuir os riscos de agravos decorrentes de infecção respiratória causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2).

“Quem se vacina tem menos risco de desenvolver formas graves da Covid-19 e menos chances de precisar de internação. Novos casos da doença continuam sendo registrados, por isso, é importante que todos recebam as vacinas, que são eficazes e seguras”, diz.

A rede municipal de saúde conta com nove unidades funcionando em horário ampliado, das 8h às 20h, como estratégia para facilitar o acesso de pessoas com pouca disponibilidade de tempo à imunização. Os demais pontos da rede municipal ofertam atendimento no horário regular, das 8h às 17h.

A lista dos estabelecimentos que ofertam a vacinação está disponível no link direto bit.ly/localvacinacovid19, com horários de funcionamento e endereços. Os usuários podem ainda verificar sua situação vacinal e saber qual dose devem tomar na plataforma online Imuniza Manaus, com acesso pelo endereço imuniza.manaus.am.gov.br.

Públicos e vacinas

O esquema vacinal completo abrange o esquema primário de 1ª e 2ª doses, mais dose de reforço. Usuários com idade a partir de 12 anos podem buscar qualquer um dos 74 pontos de vacinação para receber as doses. Já o atendimento ao público infantil acontece em unidades específicas, das quais 14 são voltadas a bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 às crianças de 5 a 11 anos.

A campanha nacional prevê o uso de vacinas monovalentes para pessoas que vão iniciar ou completar o esquema primário, e como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 não integrantes de grupos prioritários. As bivalentes, que protegem contra duas versões do coronavírus, são indicadas como dose de reforço para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade, riscos para complicação e óbito e maior exposição.

As vacinas monovalentes e bivalentes são igualmente eficazes e atuam do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos e células de defesa contra o vírus da Covid-19.

Com informações da Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa