FVS-RCP alerta municípios para prevenção de danos à saúde no período da estiagem dos rios

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta os 62 municípios do estado para prevenção e preparo de respostas rápidas diante de danos à saúde pública por desastres naturais, relacionados à estiagem dos rios.

Entre os problemas relacionados à estiagem, estão o desabastecimento de água própria para consumo humano, e doenças diarreicas agudas e hepatites A e E.

No primeiro semestre deste ano, a FVS-RCP distribuiu 9,9 milhões de frascos de hipoclorito de sódio para prevenir doenças relacionadas à vazante dos rios. Essa distribuição continua a ocorrer de acordo com as necessidades dos municípios.

Conforme a Defesa Civil do Amazonas, 23 municípios estão fora da normalidade, devido à estiagem, sendo 1 em emergência, 15 em situação de alerta e 7 em situação de atenção.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, com a estiagem dos rios, é necessário que as secretarias municipais de saúde da capital e do interior atuem para prevenir doenças que sofrem impacto com o comportamento dos rios.

É preciso que as gestões municipais identifiquem a necessidade de treinar os profissionais de saúde para que possam lidar, de forma estratégica e em tempo oportuno, com os impactos da estiagem no Amazonas”, disse a diretora.

Com informações da FVS-RCP

Fotos: Lucas Macedo/FVS-RCP e Divulgação/Defesa Civil do Amazonas