O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM divulgou nessa terça-feira 22/08, o primeiro balanço da operação de fiscalizações nos comércios do interior do Estado. 114 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo, entre os dias 14 e 21 de agosto.
- IMMU passa a fiscalizar CNH, documento do veículo e realizar teste do bafômetro; saiba mais
- População pode denunciar comércio irregular em calçadas de Manaus à Semacc
Em Manacapuru, dois postos de combustíveis foram autuados por irregularidades nas bombas de abastecimento, conforme destaca o diretor-presidente do Ipem/AM, Renato Marinho.
Em Presidente Figueiredo, seis balanças foram reprovadas, em comércios alimentícios do município. Os fiscais constataram irregularidades que lesavam o consumidor. Os equipamentos foram interditados e deverão passar por manutenção e só poderão voltar a uso, após nova inspeção do instituto. Marinho ressalta que os consumidores podem dar sugestões e denunciar irregularidades por meio da ouvidoria do Ipem Amazonas.
Ao todo, estabelecimentos comercias de 29 municípios do Alto, Médio e Baixo Solimões e Médio e Baixo Amazonas serão fiscalizados.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar